Languages

Resíduos do humano: experiência e linguagem  na literatura italiana das últimas décadas

Seminário Internacional dedicado à literatura italiana das últimas décadas.

Textos Afins


Contribuições do Prof. Fabio Pierangeli (Univ. Roma):

L'Isola - Cesare Pavese 

Intervista inedita a Pier Paolo Pasolini (1975)

L’ordalia della Grande Guerra

I giovani infelici – Pier Paolo Pasolini

Uno sguardo aritroso su Il mio Accattone in TV dopo il genocidio

Viaggio ed emigrazione – Edmondo De Amicis, Luigi Pirandello









Cinzas do século XX: três lições sobre a poesia italiana





Arquivos Poéticos desagregação e potencialidades do Novecento italiano


   A obra é um registro das discussões realizadas no congresso internacional Arquivos poéticos: desagregação e potencialidades do Novecento italiano, reunindo as palestras dos professores convidados (de universidades brasileiras e italianas), entregues nas mãos das organizadoras. Segundo Manoel Ricardo de Lima: “Ficamos diante de um passeio muito interessante que vai de Umberto Saba a Giorgio Caproni, de Eugenio Montale a Cesare Pavese, de Vittorio Sereni a Murilo Mendes, de Drummond a Mario Luzi ou Furio Jesi, entre outros. A cada ensaio temos uma conversa pensada como série imprevista e heterogênea daquilo que vem da poesia italiana para a brasileira e vice-versa”. Os nove ensaios podem ser lidos também em italiano no volume Archivi poetici.



   A obra é um registro das discussões realizadas no congresso internacional Arquivos poéticos: desagregação e potencialidades do Novecento italiano, reunindo as palestras dos professores convidados (de universidades brasileiras e italianas), entregues nas mãos das organizadoras. Segundo Manoel Ricardo de Lima: “Ficamos diante de um passeio muito interessante que vai de Umberto Saba a Giorgio Caproni, de Eugenio Montale a Cesare Pavese, de Vittorio Sereni a Murilo Mendes, de Drummond a Mario Luzi ou Furio Jesi, entre outros. A cada ensaio temos uma conversa pensada como série imprevista e heterogênea daquilo que vem da poesia italiana para a brasileira e vice-versa”. Os nove ensaios podem ser lidos também em português no volume Arquivos poético.





   

No limite da palavra percursos pela poesia italiana


   Em No limite da palavra: percursos pela poesia italiana, Patricia Peterle fala sobre cinco dos maiores nomes da poesia italiana nos últimos cem anos: Giuseppe Ungaretti, Eugenio Montale, Vittorio Sereni, Giorgio Caproni e Enrico Testa. A obra é irresistível para qualquer um que se interesse pelo tema – especialmente aqueles que conhecem um pouco das relaçoes entre Ungaretti e Montale –, e oferece ao leitor, além de um um rico panorama histórico, um repertório extraordinário de poemas. Segundo a autora, o livro “propõe um percurso por certa poesia italiana do século XX, com uma pequena incursão no XXI, que pode tocar pontos que vão além das fronteiras culturais italianas. Uma poesia-pensamento, que interroga e desconstrói o real, o toca pelo avesso e pelo reverso”.

0 commenti:

Posta un commento